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Manual Engenharia Ferroviária
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Trabalhando por muitos anos dentro do sistema ferroviário, entendo que comparando com  todos  os outros meios de transporte, o  ferroviário se destaca principalmente por atender as condições primárias de economia, razão pela qual, é largamente utilizado mundialmente na movimentação e transporte de passageiros e nos mais diversos tipos de carga.

Como o sistema é de elevado custo, demanda muito tempo para seu projeto e implantação, razão pela qual a execução da obra e sua manutenção preventiva e corretiva ao longo do tempo de utilização, deve ter parâmetros corretos e íntegros, aplicados com técnicas corretas em condições previamente preconizadas para permitir a operação do sistema por longo tempo.

Deficiências na construção e falhas de manutenção terão como conseqüências diretas, além dos altos custos de correção: acidentes de descarrilamento de composições, diminuição da vida útil dos materiais empregados  (permanente e rodante),  aspecto degradante do sistema, causando enormes custos diretos e indiretos.

Nesta linha de atuação,  entendemos que a Manutenção Preventiva ao longo do tempo será muitas vezes menos onerosa à sua  reparação  ou  remodelação,  desde que, sejam feitas inspeções e intervenções de todos os itens que interferem com o tráfego normal das composições ou afetem e comprometam o sistema por inteiro

Assim sendo, deverá ser atentamente observado na superestrutura da via: o nivelamento  transversal e longitudinal das vias e AMV´s, superelevação projetada das curvas, desgaste e condição de rolamento dos trilhos, torque dos parafusos de juntas, lubrificação e ajustes de  todo o conjunto que compõem os AMV´s, fixação placa/trilho e placa/dormente, condição dos dormentes, bitola da via, sistemas de drenagem, capina e roçada ao longo  de toda a via, retirada constante de detritos e objetos que advenham ao sistema,  limpeza  constante do lastro  evitando comatação e suas conseqüências futuras.



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